sábado, 20 de fevereiro de 2010

HISTÓRICO

Em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.

Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a primeira metade do presente século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.

Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O município de Várzea está localizado na Região Agreste do estado, a 84 quilômetros de distância da capital, com uma área de aproximadamente 67,3 km², onde nele residem 5.276 habitantes.

No aspecto cultural, Várzea dispõe do reforço da Biblioteca Pública Ângelo Bezerra, com um grande acervo de livros à disposição da comunidade. O artesanato local é voltado para a fabricação de bolsas e esteiras de agave.

As vaquejadas de Várzea são famosas em todo o estado, sempre congregando, no Parque Municipal São Pedro, uma vasta quantidade de praticantes vindos de vários estados do Brasil.

As manifestações populares de Bumba-meu-boi e Pastoril continuam presentes na vida da cidade, principalmente, no mês de agosto, quando é realizada a Semana da Cultura do município que, geralmente, ocorre na última semana do citado mês e reúne uma extensa programação cultural e esportiva. Convém ressaltar que tal festa dispõe de uma considerável estrutura montada (palco, som, luzes), na qual ocorrem diversas apresentações culturais, inclusive vindas de outros estados. Essa é uma das épocas em que a cidade mais recebe visitantes, o que a fez ser considerada, pela Fundação José Augusto, Capital da Cultura Potiguar.

No dia 29 de junho acontece a grande festa de São Pedro, padroeiro do município, com a realização de grandiosos eventos populares e uma intensa programação religiosa.

Lei de criação do município

No dia 29 de dezembro de 1959, o Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte trazia em sua oitava página a Lei Nº 2.586. De acordo com a Lei, defendida pelos Dep. João Aureliano de Lima e José Vasconcelos da Rocha na Assembléia Legislativa do Estado, estava criado o município de Várzea, desmembrando-se politicamente do município de Goianinha. O Texto a seguir é a íntegra da Ata da Instalação do Município de Várzea (Transcrita do documento original arquivado na Prefeitura Municipal):

"Aos treze dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e sessenta, no edifício provisório da Prefeitura Municipal, foi realizada a sessão solene de instalação do município de Várzea, criado por decreto nº 2586 de 20 de dezembro de 1959, a qual contou com a presença do Deputado Estadual José Rocha, do Exmº Sr. Adauto Ferreira da Rocha – Prefeito de Arês, do Pe. Armando de Paiva, Vigário da Paróquia de Goianinha e grande número de pessoas da localidade. Às 16:30 horas, teve início a sessão, falando o Deputado José Rocha, parabenizando o povo do município recém-criado, pela grande vitória obtida. Vários oradores foram ouvidos compartilhando do (....) acontecimento. Logo após, foi empossado do cargo de Prefeito do Município de Várzea o Exmº Sr. Pasqualino Gomes Teixeira, nomeado pelo decreto do Exmº Sr. Governador do Estado, de 29 de Dezembro de 1959. E para constar, eu Pedro Marinho Bezerra, lavrei a presente ata que vai por mim, secretário ad-hoc, assinada, autoridades e demais pessoas presentes. Várzea-RN, 13 de janeiro de 1960."

Primeiros moradores

Apesar de ter passado a condição de município apenas em 1959, Várzea já existia desde o século passado na condição de vila, pertencente ao município de Goianinha. Seus primeiros moradores foram os Senhores Minervino Bezerra, Genésio Coelho, José Anacleto, Ângelo Bezerra entre outros. Aqui chegando, atraído pela boa qualidade da terra, deram início as primeiras edificações do município. Em 1886 ergueram a Capela de São Pedro, cuja imagem foi adquirida em Portugal e se encontra até hoje na atual Igreja de São Pedro. Em 1930, Várzea já possuía em sua sede mais de 200 casas e, aproximadamente 3.000 habitantes, no povoado e ao redor, que, a principio, surgiu às margens do rio de nome Joca, afluente do Rio Jacu.

FONTE - SITE WIKIPEDIA

MAIS

PREFEITOS DE VÁRZEA-RN

GESTÃO - PERÍODO - PREFEITO/VICE
.
1º - 13/01/1960 á 31/12/1960 - Pasqualino Gomes Teixeira/Não teve
2º - 01/01/1961 à 31/01/1965 - Wandik Teixeira Lopes/Antonio Alves de Queiroz
3º - 1/01/1965 à 31/01/1970 - Adauto Ferreira Rocha/Arnor Coelho de Oliveira
4º - 31/01/1970à31/01/1972 -SeverinoFlorêncio Sobrinho /Oliveira Jorge de Alexandria
5º - 31/01/1972 à 31/01/1977 -Severino Pereira Campos/Manoel Luiz do Nascimento
6º - 31/01/1977 à 31/01/1982 -Severino Florêncio Sobrinho/Raimundo Paulino de Souza
7º - 31/01/1982 à 31/01/1989 -Oneide Mauricio de Queiroz/Manoel Luiz do Nascimento
8º - 31/01/1989 à 31/12/1992 -Antonio Genival de Carvalho/Luiz Paulino
9º - 01/01/1993 à 31/12/1996 -Severino Florêncio Sobrinho/José Edson Alves da Silva
10º - 01/01/1997 à 31/12/2000 -Manoel Luiz do Nascimento/Ivan Braz de Oliveira
11º - 01/01/2001 à 31/12/2004 -Antonio Genival de Carvalho/José Arimatéia de Alexandria
12º - 01/01/2005 à 31/12/2008 -Antonio Genival de Carvalho/José Arimatéia de Alexandria
13º - 01/01/2009 à 31/12/2012 - Getúlio Luciano Ribeiro/Cleide de Carvalho
.

BANDEIRA E BRASÃO DE VÁRZEA - RN


.
A Bandeira do município de Várzea, foi criada no mesmo ano que foi criado o Hino do município, através de Lei aprovada na Câmara Municipal de Várzea, na gestão do Ex-Prefeito Severino Florêncio Sobrinho.
O retângulo está dividido por faixas: branco na parte superior, e azul na base inferior, ambas com (09) módulos de altura cortadas por uma faixa amarelo-claro de (04) módulos de altura.
.


.
O Brasão de Armas de tradição portuguesa está centralizado sobre as faixas e traz o simbolismo caracterizador do município: “uma paisagem” destacando coqueirais, por ser a região dotada dessas belezas naturais e do Rio Joca que atravessa o Município fertilizando. As palmeiras imperiais, ladeando o escudo, simbolizam a perenidade da espécie existente na cidade. Estão plantadas em frente a Igreja Matriz de São Pedro como sentinelas à serviço de Deus. Dois galhos de algodão sob o Brasão referem-se ao produto agrícola que se destacou na região. Logo abaixo, descreve-se em letras brancas o nome do Município.
As cores da composição da Bandeira sintetizam as cores nacionais: verde, amarelo azul, e branco. Falam de paz, amizade, tranqüilidade, bonança e esperança no povir.


FONTE - SITE DA PREFEITURA DE VÁRZEA


HINO DE VÁRZEA



Todos os dias, nas tradicionais festas, é entoado em praça pública o Hino do Município de Várzea . Mas o que poucos sabem é a história deste Hino, sua importância para município e principalmente a letra.
Muitos são os ilustres varzeanos que contribuíram para a história do nosso Hino, mas um em especial foi o autor do Hino Municipal, o nosso saudoso Cap. Gonçalo Ferreira Lopes , cuja letra foi aprovada pela Câmara Municipal de Várzea durante a segunda administração do Sr. Severino Florêncio Sobrinho.
A letra e do Cap. Gonsalo Ferreira Lopes, a música é do Tem. Cel. Ambrósio Agrícola Nunes e o arranjo ´d do Cap. José de Souza Neves.Todos da banda de música da Polícia Militar da Paraíba.
Assim como o Hino Nacional está para o Brasil, o Hino Municipal está para o Município de Várzea. Seria célebre que todos os varzeanos tivessem na ponta da língua estes versos tão bonitos e que retratam a nossa existência.


mais

mais

mais

mais

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH E JOTA JÚNIOR